8 dicas de como proteger a pele durante a menopausa

Postagem atualizada em: ㅤ

A menopausa pode trazer algumas mudanças perceptíveis para a pele. À medida que os níveis hormonais caem, você pode notá-la ficar seca, flácida e fina. Você pode notar mais pelos no rosto e menos cabelo no couro cabeludo. Por isso, proteger a pele é essencial.

Com o cuidado certo, você pode diminuir esses efeitos. A seguir, confira o que os dermatologistas recomendam para alguns casos comuns. Separamos oito deles na lista abaixo:

1- Manchas da idade e outros sinais de pele danificada pelo sol

Se você passou muito tempo ao sol sem proteção solar, provavelmente verá os efeitos agora. Manchas da idade e áreas maiores de pele mais escura podem aparecer em seu rosto, mãos, pescoço, braços ou tórax.

O câncer de pele e os crescimentos de pele pré-cancerosos também se tornam mais comuns.

O que você pode fazer:

  • Aplique protetor solar todos os dias antes de sair. Para dar à sua pele a proteção necessária, use um protetor solar de amplo espectro com FPS 30 ou superior. Aplique em toda a pele exposta pela roupa. Isso pode ajudar a atenuar as manchas da idade, prevenir a formação de novas manchas e reduzir o risco de desenvolver câncer de pele.
  • Marque uma consulta com um dermatologista para um exame de câncer de pele. O risco de desenvolver câncer de pele aumenta com a idade. À medida que o risco aumenta, os exames de câncer de pele se tornam muito importantes. Quanto mais cedo você encontrar câncer de pele e tumores pré-cancerosos, mais tratáveis ​​eles serão.
  • Inicie o autoexame da pele e examine sua própria pele periodicamente. 
  • Peça ao seu dermatologista para recomendar um tratamento para manchas senis. Antes de comprar qualquer tratamento para manchas, consulte o seu dermatologista para um exame de pele.

O câncer de pele às vezes se parece com uma mancha da idade ou outra mancha escura em sua pele. Se você usar seu tratamento de manchas de idade em um câncer de pele, você pode desbotá-las e atrasar o tratamento. 

Retardar o tratamento do câncer de pele dá tempo para o câncer tempo crescer e se espalhar, o que pode dificultar seu tratamento.

2- Pele que machuca com facilidade

À medida que os níveis de estrogênio caem, a pele fica mais fina. A pele fina fere mais facilmente.

O que você pode fazer:

  • Aplique um protetor solar de amplo espectro com FPS 30 ou superior todos os dias, mesmo no inverno. Embora isso não torne sua pele mais espessa, pode evitar que fique mais fina. Use protetor solar no rosto, mãos, pescoço e em qualquer outra área que a roupa não cubra. 
  • Consulte um dermatologista sobre as opções de tratamento. Um dermatologista será honesto sobre o que pode funcionar para você. Para algumas mulheres, um creme com retinol pode ajudar. O tratamento a laser pode ser outra opção.

3- Pele seca

Na menopausa, a pele perde a capacidade de reter água. Por isso, pode ficar bastante seca, especialmente quando o ar estiver seco.

O que você pode fazer:

  • Use um produto de limpeza específico para o seu rosto ao invés de sabonete. 
  • Aplique o hidratante após o banho e ao longo do dia. Fórmulas com ácido hialurônico ou glicerina podem ajudar a hidratar mais a pele.
  • Consulte seu dermatologista antes de decidir por uma esfoliação ou microdermoabrasão. Na menopausa, a pele fica mais fina e esses procedimentos podem causar mais danos do que benefícios.

4- Pelos no rosto

À medida que os níveis de hormônios femininos caem, você pode ver pelos indesejáveis ao longo da linha do queixo ou acima do lábio.

O que você pode fazer:

  • Depilar pode ser uma opção. Se sua pele ficar muito fina para depilar, ela pode sangrar. Para remover pelos indesejados, consulte um dermatologista. As opções incluem depilação a laser ou um creme depilatório.

5- Papadas, pele flácida e rugas

Na menopausa, a pele perde rapidamente o colágeno. Estudos mostram que a pele da mulher perde cerca de 30% de seu colágeno durante os primeiros cinco anos da menopausa. 

Depois disso, o declínio é mais gradual. As mulheres perdem cerca de 2% de seu colágeno todos os anos durante os próximos 20 anos.

O que você pode fazer:

  • Proteja sua pele do sol. Isso pode reduzir as rugas visíveis e prevenir novas rugas.
  • Considere o uso de um produto para a pele que possua retinol e peptídeos. Esses ingredientes podem estimular o colágeno da sua pele.

6- Espinhas e outros tipos de acne

À medida que os níveis de hormônios femininos caem antes e durante a menopausa, algumas mulheres desenvolvem acne semelhante à da adolescência.

O que você pode fazer:

  • Lave a pele propensa a acne com um produto com ácido salicílico. Isso ajuda a desobstruir os poros.
  • Evite produtos para acne que ressecam a pele, pois pode piorar a acne.
  • Marque uma consulta dermatológica se não conseguir controlar a acne. Um tratamento hormonal pode ser necessário.

7- Erupções e pele facilmente irritada

Por volta dos 50, o nível de pH da pele muda. Com essa mudança, ela se torna mais sensível e as mulheres são mais propensas a desenvolver erupções cutâneas e irritações.

O que você pode fazer:

  • Use um hidratante sem fragrância. Isso pode reduzir a irritação.
  • Consulte um dermatologista se a erupção persistir ou se a condição da pele piorar. À medida que a pele fica mais seca e irritada com mais facilidade, você pode precisar da ajuda de um dermatologista.

8- Feridas cicatrizam mais lentamente

Os hormônios desempenham um papel importante na cura da nossa pele. Quando os níveis de hormônios caem, a pele leva mais tempo para cicatrizar.

O que você pode fazer:

  • A sua pele vai sarar, mas pode ser mais demorado.
  • Consulte um dermatologista se ocorrer uma infecção ou outro problema de pele. Quando demora mais para cicatrizar, o risco de infecção ou outro problema de pele é maior.

A menopausa pode ser um momento de transformação e renovação. Adotando uma abordagem proativa e cuidadosa para o cuidado da pele, é possível passar por esta fase com confiança e beleza. 

Lembre-se de que cada pele é única e pode reagir de forma diferente durante a menopausa, então, ouvir seu corpo e buscar orientação profissional é fundamental. 
Continue acompanhando nosso portal para mais dicas e faça parte de nossa comunidade para compartilhar experiências e apoio durante esta jornada.



Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *