Já não existe mais uma sociedade em que só adolescentes possuem celulares de última geração, segundo pesquisa divulgada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) em 2016. Agora, pessoas acima de 50 anos estão igualmente envolvidas com as novas tecnologias: 14,9% delas utilizam a internet, sendo que, dez anos atrás, esse número era de apenas 7,3%. E a porcentagem aumenta quando se trata da utilização de celulares: de 16,8%, em 2005, para 55,6% nos dias atuais.
Os smartphones podem ser usados tanto para interação com amigos e familiares quanto para transações bancárias, assuntos de trabalho, planejamentos financeiros, etc. Além do mais, eles ajudam no combate à depressão e ao isolamento dos adultos mais velhos que, por terem crescido em uma geração não muito tecnológica, não tinham o costume de mexer em celulares e tablets.
As facilidades são inúmeras e existem milhares de aplicativos para tornar a vida mais prática e rápida. Pensando em lazer e facilidades, selecionamos dez aplicativos que podem ser úteis na vida dos adultos mais velhos.
WhatsApp: mensagens, interação, compartilhamento e grupos para compartilhar interesses comuns
Todos os sistemas de celular (Android, iOS, Windows) suportam esse aplicativo de interação, portanto você pode procurar no Google Play ou na Apple Store que irá encontrar. O WhatsApp é uma evolução do falecido SMS (Short Message Service), em que o usuário utilizava de seus créditos para enviar uma mensagem. O aplicativo possibilita que mensagens sejam enviadas gratuitamente para qualquer contato que também o possua, basta estar conectado na internet, além de chamadas de voz e vídeo e mensagens de voz sem limites. Pode ser usado tanto para lazer, quanto para trabalho.
Facebook/Messenger: os mais velhos estão ocupando essa rede
Essa rede social começou a fazer sucesso no Brasil em meados de 2011 e viralizou mundialmente. A Meta divulgou recentemente que o Facebook atingiu a marca de 3,08 bilhões de usuários ativos mensais no segundo trimestre de 2023 no mundo todo. No Brasil, o WhatsApp é a rede favorita, mas o Facebook tem vantagens. O aplicativo é disponibilizado gratuitamente e assim, você pode passar suas tardes interagindo com seus amigos e se distraindo. Mas para mandar mensagens privadas, é necessário instalar o aplicativo Messenger – que também realiza chamadas de voz e vídeo.
Skype, Zoom: aplicativo para quem precisa falar com filhos ou netos distantes
Um dos programas de computador mais famosos que fazia chamadas de voz e vídeo muito antes de qualquer outro, inclusive conferência com várias pessoas, agora foi compactado e existe uma versão para celulares. O aplicativo permite que o usuário entre em contato com qualquer pessoa do mundo sem custos, mas também é necessário estar conectado a alguma rede de internet. A pandemia trouze o Zoom, e essa tecnologia acabou virando a queridinha não só de quem precisa fazer conferências de trabalho ou lives para estudo. Famílias usam o Zoom como substituto do telefone para fazerem chamadas internacionais, por exemplo.
Uber/99 Taxis/Cabify
Anos estressantes foram aqueles em que as pessoas precisavam guardar dezenas de cartões de taxistas. Hoje em dia há a opção de chamar táxis a qualquer hora e local por meio de aplicativos, uma facilidade para o dia a dia. O GPS do seu celular irá rastrear sua localização e basta você digitar o destino de sua viagem que o próprio aplicativo irá calcular uma estimativa de preço – e o serviço pode ser pago no cartão de crédito ou em dinheiro, a escolha é do cliente. O serviço em geral é seguro e recentemente foi introduzida a possibilidade de filmar a corrida.
Big Launcher: um jeito seguro de tornar a tela do smartphone mais acessível para a população mais idosa
O nome “big” não é à toa: esse aplicativo foi criado especialmente para adultos mais velhos com problemas de vista e torna os ícones do aparelho bem maiores e visualmente simples para os usuários.
YouTube
Você não precisa mais do computador para acessar o YouTube: o aplicativo do site já está disponível e permite que o usuário assista vídeos gratuitamente pelo celular – inclusive oferece milhares de playlists de diversos gêneros musicais para agradar todos os gostos. Muitas vezes já vem instalado no celular e é gratuito!
Itaú/Banco do Brasil/Bradesco/Santander etc
A transição do mundo analógico para o digital pode ser muito benéfica quando se trata de bancos. Os aplicativos de bancos tornam o cotidiano mais prático quando o usuário não precisa enfrentar uma fila daquelas em sua agência e pode resolver seus problemas com poucos toques na tela do celular. Procure pelo aplicativo do seu banco e faça o download. Mas é importante saber que, após baixar o app, alguns bancos só liberam serviços como pagamentos de contas e transferências financeiras se o usuário comparecer à sua agência e pedir que esta valide o app.
Folha de S. Paulo/Estadão Mobile/BBC News/R7/Exame/O Globo etc
Chega de andar por aí com jornais imensos nas mãos e se atrapalhar ao pegar um ônibus. Praticamente todos os veículos de comunicação agora têm seus aplicativos para download de forma gratuita, o que facilita bastante o cotidiano nos tempos modernos. O leitor pode ter acesso ao mesmo conteúdo de jornais e revistas físicas na tela do celular em questão de segundos. Se você é assinante de algum veículo, verifique se ele está disponível para download e aproveite.
Nike Training Club/RunKeeper/Runtastic Leg Trainer/MyFitnessPal etc
São infinitas as opções de aplicativos fitness tanto para quem já pratica exercícios físicos quanto para quem quer começar – mas também existem os que ajudam a emagrecer por conta própria, ser mais saudável, qualquer coisa que o usuário queira. Esses apps variam em suas funções. Alguns registram a velocidade de corridas, a quantidade de passos dados e calorias perdidas, outros oferecem até vídeos de exercícios para o usuário se inspirar e repetir! O MyFitnessPal, por exemplo, foca em dietas e tem mais de cinco milhões de alimentos cadastrados no aplicativo para facilitar o registro diário do usuário e monitorar a alimentação.
Spotify, esqueça CDs, DVDs, e ouça a música que quiser na hora e onde quiser.
Para complementar os aplicativos fitness, o Spotify é o aplicativo ideal para quem gosta de se exercitar ouvindo música, mas também serve para quem não larga os fones de ouvido para ir e voltar do trabalho, por exemplo. A versão do aplicativo para celular é gratuita para download e o usuário pode optar por ouvir músicas gratuitamente (porém a assinatura gratuita tem propagandas) ou assinar o pacote premium para ter opções de montar suas próprias playlists e fazer download das músicas para ouvir offline. E aqui você também começa a navegar no mundo fascinante e enriquecedor dos podcasts. A navegação é fácil, pode apostar! Amém, tecnologia!