Tatuagem na velhice? Por que não?


Decidiu fazer uma tatuagem? Confira nossas dicas para sua tatoo sair perfeita

Tatuagem é coisa de jovem? Que nada! Os novos velhos que o digam. Os estúdios de tatuagem estão cheios de gente 50+. Eles querem gravar na pele algo que tenha um significado especial e, claro, que seja belo e combine com seu estilo.

O tatuador Luan Munhão (@luanmunhao) tem clientes mais velhos e acha natural que a tatuagem, enquanto meio de expressão e de afirmação estética, fascine pessoas de todas as idades. Aliás, ele tem uma ótima história para contar:

“Quando ainda estava no começo da minha carreira, minha bisavó, que, na época, tinha 80 anos, me pediu para tatuá-la. Foi meu primeiro contato com uma pele mais velha. Tive que tomar muito cuidado com a tattoo, pois a pele dela já era bem fina e ela estava com medo.”

Isso aconteceu numa festa de família. Luan já tinha tatuado duas tias naquele dia e, do nada, sua bisavó decidiu que queria uma tattoo. “Já que todo mundo tem uma, eu quero também! Assim, se isso for pecado, ficamos todos juntos”, ela disparou e deu risada.

A bisavó de Luan escolheu um trevo de quatro folhas para representar a sorte que ela tinha em ter aqueles entes em sua família. “Éramos muito próximos. Ela faleceu há dois anos”, conta o artista, orgulhoso e emocionado.

Chegou a hora de fazer sua primeira tatuagem? Confira, a seguir, as 10 dicas de Luan Munhão para que o resultado fique do jeitinho que você imaginou.

1. Primeira tatuagem depois dos 50
Escolha um profissional que passe segurança e sempre peça um portfólio dos trabalhos para conhecer o traço e o estilo. Também fique atenta ao cuidado que o profissional deve ter com sua pele. Lembre-se que ela é uma pele mais fina e, por isso, é necessário tomar mais cuidado ao traçar o desenho.

2. A tattoo envelhece?
Com o tempo, o pigmento da tattoo vai oxidando, por causa dos raios solares, e as linhas se expandem. Em caso de tattoos coloridas, as cores tendem a ficar esmaecidas. Por isso, é fundamental cuidar da pele diariamente. Assim a tatuagem tem a chance de conservar sua beleza.

3. Cuidados para manter sua tattoo sempre bonita
Uma tattoo bem cicatrizada envelhece melhor. Então, um pós-tattoo bem-feito e alguns cuidados básicos garantem que ela fique bonita até o fim. Os cuidados são: limpar bem a tatuagem recém-feita, se alimentar bem antes e depois da sessão, hidratar-se com bastante água, passar protetor na tattoo todos os dias e hidratar a pele. Assim o pigmento ficará conservado ao longo dos anos.

4. Tipo de tatuagem: o que levar em conta?
As tattoos que melhor respondem ao tempo são as no estilo oldschool (aquelas mais tradicionais, como âncora, facas e rosas, por exemplo), por terem linhas mais grossas e pinturas mais sólidas, principalmente quando são pretas. Porém, com o avanço das técnicas e a qualidade dos profissionais, hoje em dia o que determina a durabilidade da tatuagem é mais a capacidade do profissional em acertar a camada correta da pele e fazer uma boa aplicação do pigmento. Então, o ideal é buscar bons profissionais. Para identificar isso, basta olhar seus trabalhos cicatrizados.

5. Qual é a melhor parte do corpo para tatuar?
Os lugares que menos sofrem com o tempo são aqueles que não são tão expostos ao sol ou em que a pele não estica tanto. Pensando em oxidação do pigmento, é importante a pessoa considerar seu estilo de vida, para saber se a tatuagem ficará muito exposta ao sol e como ela protegerá a pele a fim de ter um maior cuidado com a tinta.

6. Como escolher o traçado de uma tatuagem?
Não tem nenhum estilo de tattoo que seja melhor para algum tipo de pele, o que importa é como a aplicação da técnica é feita, tanto em termos de profundidade/peso da mão, quanto em casos de peles mais retintas, nos quais deve haver o contraste entre pele e tinta.

7. A flacidez da pele envelhecida pode deformar a tatuagem?
Acredito que as pessoas não devem se preocupar com a flacidez da pele na hora de tatuar. Elas têm que viver o presente e é isso. Mas, se isso for uma questão, recomendo aos meus clientes que eles escolham partes que tendem a se manter rígidas com o passar do tempo, tais como as panturrilhas e os antebraços.

8. Como identificar um tatuador cuidadoso?
Toda vez que inicio uma tattoo, os primeiros traços são para conhecer a pele da pessoa. Começo devagar a traçar e com a mão bem leve, para não machucar. Na hora da sombra, sempre analiso o que vai valorizar mais, não só o desenho como a pele.

9. Um bom tatuador é um bom guia
É muito importante escolher um profissional que não tatua para si, mas para você. Isso não quer dizer que ele fará tudo o que você quiser, mas que vai te guiar dentro dos seus conhecimentos para o melhor resultado para a sua ideia.

10. Se não gostou da tatuagem, saiba que dá para remover, reformar ou cobrir
A remoção da tatuagem dói um pouco mais do que fazer uma tattoo e a quantidade de sessões depende do desenho que será apagado, da quantidade de pigmento que ele contém. A técnica da remoção utiliza um laser que identifica o pigmento e queima a pele na região. O que geralmente aconselho para quem quer se livrar de uma tattoo é ou reformá-la ou cobrir com outra. Temos muitos profissionais focados apenas em cobertura hoje em dia.

Gostou desse conteúdo? Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados