Como definir o espírito do Natal? Vontade de ficar de bem com as pessoas, passar a limpo desentendimentos, perdoar ofensas, aceitar o que não posso mudar e, principalmente, sentir que, em meio aos entulhos que o tempo vai depositando no coração, ela, a esperança, persiste. Luminosa!
Esperança de que meus sonhos se realizem, de que o ser humano evolua, de que o mundo se torne mais fraterno, justo e seguro para todos.
Confesso que nem sempre me conecto automaticamente com a magia do Natal só porque o calendário esbarrou no dia 24 de dezembro. Porém, sempre que revejo ou me lembro de certos filmes, ou melhor, da comoção que geraram em mim ou do enlevo terno como um carinho gratuito, o que estava endurecido lá no fundo da alma imediatamente amolece. E eu volto a enxergar beleza ao redor – e à frente.
Por isso, compartilho meus filmes preferidos de Natal. Espero que a magia natalina também amoleça o seu coração.
Os Fantasmas de Scrooge
Eu não esperava ser arrebatada por esta adaptação da obra Um Conto de Natal, do escritor inglês Charles Dickens. Em matéria de cinema, animações nunca são minha primeira opção. Prefiro tramas hiper-realistas. Mas, era Natal e eu queria assistir a um filme “infantil” junto com meus sobrinhos.
Nossa! O que o avarento Ebenezer Scrooge vivencia no período natalino não é nada açucarado. Este velho rico, mesquinho e solitário, que passou a vida cego pela ganância, recebe a visita dos fantasmas do Natal Passado, Presente e Futuro. As assombrações o levam a revisitar as feridas que ele amargou na infância, juventude e idade adulta. Em seguida, Scrooge é convidado a encarar seu fim e a repensar como quer ser lembrado depois que tiver descido à sua tumba. Uma reflexão valiosíssima para qualquer mortal.
EUA, 2009, animação, 96 min
Direção: Robert Zemeckis
Elenco: Jim Carrey, Gary Oldman, Colin Firth
Onde assistir: Disney+
Assista ao trailer aqui
O Expresso Polar
Esta animação captou e traduziu como poucas o sentimento de uma criança na noite de Natal. Lembro bem que eu ficava horas na varanda de casa, com o pescoço erguido na direção do céu, esperando o Papai Noel aterrissar com seu trenó. Espero até hoje.
Mais sorte teve o protagonista de O Expresso Polar, um garoto que, na véspera do Natal, enquanto tentava pegar no sono, é convidado a embarcar em um trem rumo ao Polo Norte. Junto com outras crianças, ele encontrará o Papai Noel e conhecerá a engrenagem por trás da fábrica de presentes do bom velhinho. Eventos fantásticos marcam o trajeto e reacendem em nossa memória o tempo em que Papai Noel existia para nós. Emoção antiga, que ainda pulsa.
EUA, 2004, animação, 100 min
Direção: Robert Zemeckis
Elenco: Tom Hanks, Leslie Harter Zemeckis, Eddie Deezen
Onde assistir: Amazon Prime Video, Google Play
Assista ao trailer aqui
Simplesmente amor
As festas de fim de ano escancaram uma verdade: somos seres do afeto, precisamos formar laço para termos alguma chance de conhecer o amor. Sozinhos não vingamos. Daí o nosso empenho em nos ligar às pessoas e, não raro, viver encontros e desencontros, sentir e depois sanar a saudade. Simplesmente amor me enlaça por aí.
Não enjoo deste mosaico de histórias cotidianas, uma aposta no delicado e no singelo que afloram na temporada do Natal. O Primeiro-Ministro da Inglaterra que se apaixona por uma de suas funcionárias, um escritor melancólico que redescobre o amor onde menos imaginava, a ameaça da traição e a retomada de um casamento de décadas, a paixão pela esposa do melhor amigo, o amor platônico que, certa noite, ganha a concretude da carne e por aí vai. PS. Assista até o último segundo. Você vai entender por quê.
Reino Unido, 2003, comédia romântica, 130 min
Direção: Richard Curtis
Elenco: Bill Nighy, Hugh Grant, Liam Neeson, Emma Thompson, Laura Linney, Keira Knightley, Rodrigo Santoro, entre outras estrelas.
Onde assistir: Amazon Prime Video, Google Play
Assista ao trailer aqui
O amor não tira férias
Você já passou por períodos em que a vida se parecia com uma sequência interminável de dias opacos, sem novidade alguma? Eu já. É perigoso, pois a gente chega a acreditar que será sempre assim. Digo isso para justificar meu apreço por O amor não tira férias. Vibro com o exemplo das protagonistas, que entram num avião para tomar distância da mesmice e experimentar o que desconhecem.
Me diz se a trama não é simpática? A britânica Iris e a norte-americana Amanda estão arrasadas por decepções amorosas bem na época do Natal. Mas, ao invés de se deprimir, Amanda encontra na internet um site especializado em intercâmbio de casas. Lança a proposta para Iris, que diz sim. Uma vem para Los Angeles, a outra vai para Londres. E assim passam o feriado natalino numa cidade diferente, onde são surpreendidas por novos encontros forjados pela própria vida. É ou não é uma fábula contemporânea sobre perda e renovação?
EUA, Reino Unido, 2006, romance, 131 min
Direção: Nancy Meyers
Elenco: Cameron Diaz, Kate Winslet, Jude Law, Jack Black
Onde assistir: Amazon Prime Video
Assista ao trailer aqui
A felicidade não se compra
Saiba, de antemão, que este é o maior clássico de Natal da história do cinema. Quem diz isso é o American Film Institute. Quando um amigo descobriu que eu ainda não tinha assistido a essa joia, pude ver o inconformismo em seus olhos arregalados. Bem, ele foi tão enfático que eu não poderia deixar de conferir essa preciosidade.
Em pleno Natal, George Bailey pensa em se suicidar saltando de uma ponte. Justo ele, um homem bom, que ajudou tantas pessoas. Como assim? É que o desgosto tomou conta da alma e ele não vê saída para as maquinações do homem mais rico da região. Acontece que, por causa de suas boas ações, muita gente ora por George e, então, a providência divina decide enviar à Terra um anjo que espera há 220 anos para ganhar asas. Para fazer o triste homem mudar de ideia, ele vai demonstrar, por meio de flashbacks, sua importância na vida da comunidade. Impossível não reavaliar o que a gente também já deixou de bom por aí.
EUA, 1946, comédia dramática, 129 min
Direção: Frank Capra
Elenco: Charles Williams, James Stewart, Donna Reed
Onde assistir: Youtube Filmes, Google Play
Assista ao trailer aqui
Quer encerrar o ano com o coração leve? Então, limpe a gaveta das mágoas e viva melhor!