Que os mais velhos sofrem com os estereótipos não é novidade nenhuma, mas sabia que o senso comum acaba atrapalhando – e muito – a evolução da carreira de uma pessoa com mais idade?
Confira alguns exemplos do que é mito e do que é verdade sobre os seniores nessa loucura do mundo corporativo e lembre-se: o pior do estereótipo é quando você se convence dele e começa a acreditar que as coisas precisam ser daquela maneira.
É tão simples quanto acreditar que futebol é esporte de menino e não de menina!
5 mitos e verdades sobre os seniores no mercado de trabalho
1- “Não são capazes de realizar trabalho pesado (fisicamente)”: MITO
A questão de condicionamento físico não se baseia na data de nascimento, mas num estilo de vida, ou seja, você pode ser mais velho e ter muito mais força física, equilíbrio e fôlego do que um jovem sedentário.
É claro que as dores nas costas, a dificuldade de enxergar de perto são, muitas vezes, “presentes” que a idade dá, mas nada que seja exclusividade dos seniores.
Este mito subestima a capacidade dos mais velhos de se manterem ativos e saudáveis, desde que haja um compromisso com um estilo de vida ativo.
2- “São ótimos para ocuparem os cargos de consultoria e conselho”: VERDADE
Com o passar dos anos, adquirimos cada vez mais experiência e isso é fundamental para ajudar uma equipe a encontrar rumos e perseguir seus objetivos.
Sabe aquela história do macaco velho? Pois é, ele vai ter mais knowhow para resolver problemas e sair de eventuais crises.
A experiência acumulada ao longo dos anos é um ativo inestimável, capaz de proporcionar insights valiosos e orientações estratégicas que apenas o tempo pode conferir.
3- “Não se adaptam às mudanças”: MITO
Essa ideia de que pessoas mais velhas são mais resistentes às mudanças é muito comum, mas não é exclusividade dessa faixa etária. Mudanças são sempre complicadas e difíceis, uma vez que estamos condicionados a fazer algo de tal maneira.
E você pode ter sido um jovem inflexível que vai virar um velho inflexível se não se der conta disso. Surfar nas mudanças é pura questão de…hábito!
A capacidade de adaptação é uma qualidade que pode ser desenvolvida em qualquer idade, e muitos seniores demonstram uma surpreendente flexibilidade e abertura para novas ideias e práticas.
4- “Não se adaptam às tecnologias”: MITO
Por mais que a geração de seniores não tenha nascido em meio ao mundo dos tablets, celulares e internet banda larga, eles podem se dar muito bem com a tecnologia. Mais uma vez, a questão de prática e conhecimento são cruciais para o sucesso.
A disposição para aprender e se atualizar é o que realmente importa, e muitos seniores estão mais do que dispostos a se engajar com as novas tecnologias, mostrando que a idade não é uma barreira para a alfabetização digital.
5- “Não são criativos”: MITO
Desde quando a idade interfere na capacidade de criar? Isso pode ser algo óbvio, mas muita gente ainda acha que é verdade.
Isso pode acontecer quando a pessoa está de fora do contexto midiático a que todos estamos submetidos: notícias, tendências, aplicativos do momento. O importante é sempre se atualizar e não ter medo de explorar.
A criatividade não tem prazo de validade, e a experiência de vida pode, na verdade, enriquecer a capacidade criativa, oferecendo uma profundidade e perspectiva que só vêm com o tempo.
Estratégias para superar desafios no mercado de trabalho
O mercado de trabalho está em constante evolução, e manter-se relevante pode ser um desafio, especialmente para profissionais a partir dos 50 anos. Este grupo enfrenta estereótipos de idade, rápida mudança tecnológica, e a necessidade de adaptação às novas dinâmicas de trabalho.
Por isso, é importante destacar a importância da resiliência, do aprendizado contínuo e da valorização da experiência acumulada.
Além disso, é inegável que a experiência atua como um diferencial competitivo. Profissionais mais velhos trazem consigo uma riqueza de conhecimento e experiência que pode ser inestimável para as organizações.
Inclusive, o compromisso com o aprendizado contínuo surge como um pilar para manter-se competitivo no mercado de trabalho.
Esse compromisso pode variar desde cursos de atualização tecnológica até formações em novas metodologias de trabalho. Assim, um diferencial é investir tempo em tutoriais, cursos online gratuitos ou workshops para aprimorar suas competências.
Superar desafios no mercado de trabalho para pessoas a partir dos 50 anos requer uma combinação de resiliência, aprendizado contínuo, e a valorização da própria experiência.
Adotar uma postura proativa na atualização de habilidades, explorar novas oportunidades de networking, e manter uma atitude positiva são passos cruciais para uma carreira gratificante e produtiva nesta fase da vida.
Lembre-se, a experiência é um ativo valioso que, quando aliado à adaptabilidade e à inovação, pode abrir novos horizontes profissionais.
Gostou do conteúdo? Acesse o nosso portal para mais conteúdos sobre longevidade e bem-estar!