Fim: livro de Fernanda Torres sobre a velhice vira série

Uma nova série sobre o envelhecimento chegou ao mundo do streaming, na Globoplay. Ela se chama Fim e é uma adaptação do primeiro romance de autoria da atriz Fernanda Torres

Lançado em 2013, pela editora Companhia das Letras, o livro conta as histórias de cinco velhos amigos, nascidos em meados do século 20, que vivem em Copacabana, no Rio de Janeiro. O personagem principal, no entanto, é a velhice. O que o tempo faz com a gente e o que a gente é capaz – ou não – de fazer com ele.

As crônicas quinzenais publicadas na Folha de São Paulo já anunciavam o estilo. Nos artigos para a revista Piauí, sua assinatura e esse jeito de ser densa, mas sem chatice, ficaram ainda mais claros. Agora, na teledramaturgia, ela segue encantando o público com profundidade, bom humor e inteligência.

Os 10 episódios dessa tragicomédia retratam os altos e baixos, as ousadias e as frustrações, as descobertas e os recomeços dos personagens ao longo de quatro décadas – de 1968 a 2012. 

Impossível não se identificar com alguns deles, visivelmente atropelados pela revolução dos costumes dos anos 1970 e pelos percalços da vida de todos nós. A produção também enfoca as agruras das amizades longevas, com seus testes de confiança e remendos inevitáveis.

Reflexões valiosas sobre a longa estrada da velhice

O romance de Fernanda Torres já anuncia no título o tom nada romântico do que vamos encontrar lá dentro.
O romance de Fernanda Torres já anuncia no título o tom nada romântico do que vamos encontrar lá dentro

A vizinhança dos 60 anos — ela está nos 58 — talvez tenha provocado na autora um olhar para a finitude. Ela foi espiar a antessala de embarque para o além. 

Os personagens inspirados na geração dos pais, que já ultrapassou a marca dos 90, traduzem alguns modelos de velhice que povoam os nossos tempos e vitimam até mesmo gente inteligente, criativa e batalhadora, portadores de currículo bem bacanas.  

Tem o homem atormentado, o conquistador, o velho doente, o viciado em drogas e sexo, o atlético, o careta. Essa fauna vive da melancolia do passado, apesar da aparente alegria que domina o cenário luminoso e boêmio de Copacabana.

Amores, carreira, família — é uma coleções de frustrações, neurose e desencanto que pintam, inclusive, o retrato das mulheres. No entanto, as lembranças dessa turma nos permitem reviver os “áureos tempos” em que intelectuais brasileiros participavam de uma verdadeira reviravolta na cultura do país.

A atriz consagrada por séries de TV como “Os Normais” e “Tapas & Beijos”, da Globo, está cada vez mais escritora, desde que começou a produzir textos para aproveitar o tempo de espera em sua última gravidez, há 16 anos. Do teatro não se afastou, pois segue apresentando a peça “A Casa dos Budas Ditosos”, monólogo baseado no romance de João Ubaldo Ribeiro.

Peça, livro e, agora, série merecem sua atenção.  Nenhum deles representa um entretenimento fácil, do tipo comédias  de costumes que assolam nossas salas de cinema. Pensar na velhice do jeito que ela é, com suas angústias e perdas, guiada por alguém que tem o que dizer, pode nos ajudar a reinventar a nossa própria trajetória sem ilusões, mas, certamente, com esperança.

Fim (Série, 2023, comédia dramática, Brasil)

Direção: Andrucha Waddington e Daniela Thomas

Elenco: Fabio Assunção, Marjorie Estiano, Bruno Mazzeo, Laila Garin, Débora Falabella, Thelmo Fernandes, David Junior, Heloisa Jorge e Emilio Dantas

Onde assistir: Globoplay

Clique aqui e assista ao trailer!

Gostou do nosso conteúdo? Continue acompanhando o nosso portal!

Gostou desse conteúdo? Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados